O que é funil de vendas?

O Funil de Vendas é uma ferramenta metódica essencial para toda empresa que deseja crescer em vendas, pois ele impulsiona a produtividade em prospecções, acompanhamento do processo comercial e fechamento de negócios. Por meio desta ferramenta o gestor comercial pode avaliar individualmente os vendedores ou por grupo comercial seus resultados e produtividade, o vendedor pode agir de forma mais inteligente em suas prospecções e agilizar o tempo do negócio.

Como é um funil de vendas na prática?

Imagine que seu negócio é vender pneus para carros e que você tem um site onde fala tudo sobre cuidados com automóveis.

Lá no TOFu (topo do funil), um provável cliente estava pesquisando na internet sobre pneus e encontrou o seu blog.

Ele começa a ler um artigo que mostra os cinco problemas mais frequentes com pneus e percebe que sua situação é familiar com o problema número três, de desgaste.

Seguindo as orientações do seu artigo, ele confere os pneus de seu carro e se dá conta de que sim, eles estão desgastados. Ou seja, ele toma consciência de seu problema.

Em seguida, no MOFu (meio do funil), o provável cliente pesquisa em seu site maneiras de consertar um pneu desgastado.

Buscando por soluções para seu problema, ele considera fazer vários reparos nos pneus, mas finalmente admite que seus pneus já estão precisando de troca. Resumindo: ele precisa tomar uma decisão de compra.

No BOFu (fundo do funil), o futuro cliente compara preços e avaliações de várias lojas. Afinal, pneus são caros, e ele quer garantir que está comprando algo de qualidade.

Como já está familiarizado com sua empresa, ele também busca por novos pneus em seu site e descobre uma seção com depoimentos de clientes. Como a maioria dos depoimentos é positiva, ele decide fazer a compra.

Por fim, após a compra o novo cliente recebe via email um ebook com dicas para cuidar dos novos pneus. Ele percebe que você realmente tem cuidado com seus clientes e está preocupado em ajudá-lo a manter seus novos pneus por muito tempo.

Feliz com a experiência, deixa uma avaliação positiva na seção de depoimentos e se torna um promotor da sua loja.

E aí, ficou claro como funciona um funil de vendas?

Agora que você já compreendeu esse conceito, provavelmente sabe como um funil de vendas bem construído é essencial para a sua empresa.

Mas, se você ainda não está convencido dos benefícios do funil para a sua estratégia de marketing e vendas, fique tranquilo. Vamos explicar agora como esses conceitos podem afetar diretamente nos seus resultados.

Quais os benefícios de um funil de vendas?

Os pontos positivos do funil de venda são muitos! Mas, nesse guia, vamos citar os cinco principais:

1 – Previsibilidade de resultados
Como cada etapa do funil de vendas depende do desempenho da etapa anterior, você sabe exatamente quantas pessoas precisa no TOFu para gerar X clientes ao final do processo.

Monitorando os números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas conseguirão cumprir a meta e qual o tempo necessário para alcançá-la.

2 – Maior produtividade
Com um funil de vendas bem estruturado, conseguimos mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing. Você pode descobrir onde eles têm mais dificuldades e acompanhar os resultados obtidos por cada um.

Quando os colaboradores sabem que o trabalho está sendo acompanhado e que os dados fundamentais são identificados, a tendência é que eles se empenhem mais para apresentar melhores resultados.

3 – Otimização da gestão
O funil é trabalhado com o intuito de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada estágio desse processo mais objetiva e ágil.

Com isso, a equipe de gerenciamento ganha mais foco e assertividade, garantindo que os objetivos do time colaborem diretamente para o crescimento do negócio.

4 – Melhor aproveitamento de oportunidades
Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.

Logo, fica mais fácil aplicar estratégias para aumentar a possibilidade de fechar o negócio.

5 – Respostas para o desenvolvimento de produtos
Ao longo do relacionamento com os clientes, você terá informações valiosas que apontam novos caminhos para aperfeiçoar os serviços ou produtos desenvolvidos por sua organização.

Por identificar essas demandas, sua empresa consegue prover aos seus clientes algo a mais, ou seja, consegue ir além das expectativas.

Assim, você tem maior fidelização de clientes e conseguirá atrair novos, aumentando seu volume de vendas.

BENEFÍCIOS

Visão macro dos resultados

Visão individual ou por equipe comercial

Saber onde está perdendo mais oportunidades

Direcionar a força de vendas

Entender qual a eficiência dos canais de vendas

CRIE MUITAS OPORTUNIDADES DE VENDAS

ENTRE EM CONTATO AGORA!

TOP